Na atualidade, a grande maioria da população, está habituada com o termo “Ergonomia” e entende que o mobiliário ergonómico é mais saudável, porque ajuda a manter posições mais naturais, que reduzem possíveis dores no corpo, músculos e nervos.
Mas as empresas fabricantes de cadeiras ergonomicas e os ergonomistas, que defendem a ergonomia no trabalho e definem o que é a ergonomia, geralmente, fazem as descrições relacionadas às funções das cadeiras ergonómicas, que o comum consumidor pode, por vezes, não entender.
Tendo em conta essa situação, aqui fica uma breve explicação acerca de alguns termos utilizados pelos fabricantes:
Cadeira Ergonómica – Apoio lombar:
Esta é uma das caraterísticas mais importantes de uma cadeira ergonómica. Este apoio destina-se a evitar, tanto quanto possível, o abatimento da coluna lombar que ocorre quando a maioria das pessoas está sentada, devido a uma postura errada na cadeira.
Apoios lombares funcionam, como uma curva suave na região lombar, na forma do encosto e permitem que a pessoa se sente mais confortável e com a correta postura corporal, por um longo período de tempo.
Cadeira Ergonómica – Ajuste de altura do encosto:
Esta função permite à pessoa regular a altura da área de apoio lombar no encosto da cadeira, embora esse recurso seja frequentemente interpretado como a capacidade de alterar a altura do encosto.
Esta função permite adequar a mesma cadeira a diferentes pessoas (cadeiras baratas não têm esta função disponível), em relação a onde e como a curva de apoio lombar entra em contacto com as costas.
Cadeira Ergonómica – Ajuste de profundidade lombar:
Este recurso interfere com o tamanho e, às vezes, a firmeza da curva de apoio lombar no encosto de uma cadeira ergonómica.
Como ajuste de altura do encosto, é possível, diferentes tipos de corpo e preferências do utilizador.
Cadeira Ergonómica – Braços ajustáveis em altura:
Esta função, como o nome sugere, permite ao utilizador ajustar a altura dos braços, para se adequar ao corpo da pessoa, evitando assim o uso de cadeiras com braços muito altos ou muito baixos, o que poderia causar uma má postura corporal e até mesmo algumas lesões na parte inferior dos cotovelos e antebraços, ou exigiria que o utilizador se inclinasse para um dos lados para usar o apoio de braços, respectivamente. Para além de se adequar a qualquer tipo de utilizador, permite também serem retirados, quando é necessário, uma maior mobilidade dos braços.
Cadeira Ergonómica – Braços ajustáveis à largura:
Esta função permite ao utilizador alterar a distância entre os apoios de braços, não os próprios braços. Para uma experiência de ergonomia no trabalho, quando o utilizador não quer uma cadeira com o apoio de braço muito próximo, pois isto vai estender os cotovelos e fazer com que os punhos se curvem para o lado durante atividades como a digitação.
Cadeira Ergonómica – Braços acolchoados:
Este recurso é aconselhável, na grande maioria das cadeiras estofadas ergonómicas, pois impede a pressão desconfortável na parte inferior dos antebraços e cotovelos.
Cadeira Ergonómica – Ajuste do ângulo do encosto:
Esta função permite ao utilizador alterar o ângulo do encosto em relação ao ângulo do assento.
A maneira mais comum de ajustar o encosto é através do mecanismo de ajuste, no entanto, ele também pode ser ajustado através de materiais flexíveis ou molas.
A capacidade de ajuste do ângulo do encosto permite, que a cadeira suporte diferentes graus de reclinação do corpo, o que, por sua vez, transfere um pouco do peso da parte superior do corpo para o encosto da cadeira e alivia os discos intervertebrais da região lombar.
Esta função também aumenta o ângulo entre o tronco e as coxas, o que faz com que a parte inferior das costas se curve para dentro. Esta curva interna nas costas também alivia a pressão na coluna.
Cadeira Ergonómica – Reclinação ou inclinação da cadeira:
Pode encontrar esta carateristica, numa cadeira reclinavel e esta é uma função semelhante aos ajustadores do ângulo do encosto, mas não é a mesma.
A inclinação da cadeira altera o ângulo do assento da cadeira em relação ao chão.
Cadeira Ergonómica – Ajuste da altura do assento:
Esta função permite ao utilizador ajustar a altura da cadeira reclinavel, permitindo que os pés descansem, confortavelmente, no chão ou no apoio para os pés, enquanto mantém a distância ideal da mesa e do teclado.
Os recursos ajustáveis pneumáticos são mais fáceis de usar do que as cadeiras ergonomicas ajustáveis mecânicas.
Cadeira Ergonómica – Ajuste da profundidade do assento:
As cadeiras com a função são capazes de alterar a relação de profundidade da frente para trás do assento, por meio de uma regulação do encosto ou do assento deslizante.
Para pessoas mais pequenas, prefere-se um assento mais curto para permitir que a pessoa use o encosto, enquanto uma mais profunda oferece mais estabilidade a indivíduos mais altos.
Cadeira Ergonómica – Ajuste do ngulo do assento:
Esta função refere-se à capacidade que o utilizador tem de mudar o ângulo para a frente-costas do banco.
Ela permite a escolha de um ângulo fixo, em vez de uma reclinação flutuante. Esta função geralmente permite uma inclinação para a frente, na qual as coxas inclinam-se para baixo.
Mais sobre uma Cadeira Ergonómica →
Related posts
Recentes
- Dores de costas em trabalhadores de escritório: Um problema que tem solução 30/12/2019
- As diferentes opiniões sobre cadeiras de escritório 27/12/2019
- Conheça a relação com a produtividades dos trabalhadores? 24/12/2019
- Fatos importantes a ter em conta quando escolhe uma cadeira de Escritório 22/12/2019
- O que procuram todos os trabalhadores de escritório? 19/12/2019